quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Sudoku

O Sudoku é jogado em uma malha quadrada 9 x 9 dividida em pequenas malhas de 3 x 3 quadrados, chamados “quadrantes”. Ele foi projetado na década de 1970 por Howard Garns e passou a ganhar popularidade no final de 2004 ao ser publicado diariamente em um jornal americano. Já em 2005 ganhou espaço em jornais britânicos e, após alguns meses, ficou conhecido em vários lugares do mundo.
O jogo inicia com alguns dos quadrados já preenchidos.
Em uma partida o jogador deve perseguir o objetivo de preencher os espaços em branco com números inteiros de 1 a 9, de modo que cada número apareça apenas uma vez em cada linha e em cada coluna do quadro 9 x 9.
Por exemplo, a primeira do sudoku acima foi preenchida com 1, 4, 6, 9, 7 e 8.
Na coluna, o procedimento é o mesmo. Nenhum número pode ser repetido, e todos os algarismos de 1 a 9 devem estar presentes. Observe como fica a primeira coluna.
Nas grades menores 3 x 3 a regra é a mesma: devem ser preenchidas com números de 1 a 9, também sem repeti-lo. Observe a primeira grade mais à esquerda do sudoku acima.
É importante ficar atento a algumas táticas para obter melhor êxito na resolução de um sodoku:
  • localize o número que aparece mais vezes na grade e procure os espaços em branco onde ele pode ser colocado, de acordo com as regras do jogo;
  • cruze linhas com colunas, buscando identificar que posição em uma linha ou coluna pode conter um determinado número por um processo de eliminação;
  • tente começar pelas linhas e colunas que tenham a maior quantidade de números pré-marcados;
  • evite tentativa e erro, marque os números que tiver mais certeza, deixando os duvidosos para o final, pois, caso marque errado, será difícil identificar exatamente a partir de onde o jogo ficou errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário